Jornal O SAMBA

Edição de abril a maio de 2008

A terceira edição do jornal O samba é meu dom foi lançada em abril de 2008 trazendo uma entrevista exclusiva com Paulinho da Viola, matéria principal de capa. O mestre fala à equipe do jornal que não saberia como ajudar a Portela a retornar aos tempos de campeã.

Também na edição estão matérias sobre as rodas “0800” do Rio de Janeiro e Niterói, a luta de Wilson “Alicate” Moreira para voltar a gravar e as algumas das maiores “brigas” do samba, como Chico Buarque contra Ciro Moneiro e Noel Rosa versus Wilson Batista.

Como nas duas edições anteriores, o jornal tem 8 páginas coloridas e tiragem de 5 mil exemplares. Em formato tablóide e circulação bimestral, é distribuído gratuitamente em diversos estados, com destaque para o Rio de Janeiro. Clique aqui para conhecer a relação dos locais que nos apoiam cedendo espaço para a distribuição.

Edição de fevereiro a março de 2008

A segunda edição chegou às ruas no início de fevereiro de 2008. A matéria de capa foi com o partideiro Almir Guineto, fundador do grupo Fundo de Quintal. Outra matéria de destaque foi sobre a atual fase da nova geração de sambistas da Lapa, que assumiu caráter mais autoral. Imperdível também a história sobre o primeiro disco de Gloria Bomfim.

Festa de lançamento

A festa de lançamento da segunda edição do jornal ocorreu em 19 de fevereiro no Bar da Ladeira, no bairro da Lapa, Rio de Janeiro. A casa lotou (mais de 200 pessoas) para celebrar o jornal e cantar junto do nosso convidado especial, Wilson Moreira.

A roda foi comandada pelo Samba da Amendoeira e contou com palhinha de Daniel Pereira, Rodrigo Carvalho (Galocantô), Pedro Ivo (vocalista do Quilombo de Candeia), Wantuir Cardeal, Anderson Baiaco e Gilmar Simpatia.

Primeira edição

Lançada em dezembro de 2007, a primeira edição do jornal (baixe aqui gratuitamente) circulou com entrevistas com Arlindo Cruz e Franco, Walter Alfaiate e Zé Katimba. Também saiu com matéria sobre os 40 anos do primeiro desfile da Águia da Portela no carro abre-alas da escola.

Como tudo começou

Editado por dois jornalistas (Bruno Villas Bôas e Thiago Dias) e por dois publicitários (Emiliano Mello e Thales Ramos), o jornal surgiu como braço deste site, no ar desde fevereiro de 2007. Inicialmente, a idéia era fazer apenas um panfleto de divulgação.

O jornal aborda o samba com uma postura inovadora. A equipe de O Samba já entrevistou Wilson Moreira, Arlindo Cruz, Guinga, Diogo Nogueira, Batuque na Cozinha, Partideiros do Cacique de Ramos, Marcelo D2, Almir Guineto, Walter Alfaiate, Casuarina entre muitos outros.