Alegria e sabedoria de Walter Alfaiate


Por Equipe O Samba. Foto: Bruno Villas Bôas

Quando começamos esse blog uma das nossas principais intenções era de dar voz a alguns sambistas e de alguma forma fazer jus a a trajetória deles, cavando um espaço para os bambas registrarem parte de sua história. Uma das nossas primeiras entrevistas foi com Walter Alfaiate, cantor e compositor que faleceu no último sábado. Não interessa aqui biografar o cara e dizer o que ele fez e o que não fez, isso em qualquer busca na rede é fácil de achar. Preferimos nos ater a nossa experiência pessoal.

Seu Walter nunca se sujou de importância e desde o primeiro contato, abriu o coração e a porta de sua alfaiataria em Copacabana para quatro aventureiros que queriam entrevistá-lo. A sorte estava ao nosso lado. A entrevista rendeu e foi bem repercutida e lida aqui no blog. A foto -a mesma desse post- tem sido usada a torto e a direito na internet. Mérito do velho alfaiate que nos honrou com bom humor e belas histórias. Meses depois ele compareceu a primeira festa do nosso jornal, do qual ele era contracapa e com a elegância que lhe era peculiar sempre que nos encontrava pelas rodas de samba afora distribuindo o tabloide, fazia questão de pegar um maço e oferecer a quem estivesse perto, dobrando de modo que sua entrevista ficasse em destaque.

Um homem sorridente, alegre, sábio e divertido que nas suas conversas procurava sempre ver o lado bom da vida e quase sempre fazendo reverência e referência as mulheres , a Portela e ao Botafogo.  Ao lado de Walter Alfaiate só restava rir e escutar. Levar na lembrança todas as vezes que o vimos dar canja nas rodas de samba, sempre mantendo o nível alto, sem perder o tom e fazendo a poeira subir. Escrevendo essas palavras e puxando os fatos na memória é impossível não lacrimejar os olhos e ficar impassível diante do arrepio da espinha.

Walter Alfaite deixa seu nome marcado no samba e na cultura popular brasileira.  Um legado de felicidade e a lição de que muitas vezes faz-se necessário sublinhar o que há melhor na vida, sem deixar que as mazelas momentanêas nos abatam. Muito obrigado por tudo.

Aqui alguns posts em que Walter Alfaite foi mencionado:

O Alfaiate na linha do samba. Entrevista publicada aqui e no jornal.
Baba Malandro. Texto de Emiliano Mello
O Samba é o dom deles. Junto com outros sambistas, clicado por Bruno Villas Bôas

4 Respostas para “Alegria e sabedoria de Walter Alfaiate

  1. PARA QUEM ACOMPANHOU VCS EM ALGUMAS DESSAS EMPREITADAS MARAVILHOSAS QUE O SAMBA NOS PROPORCIONA, E NA MAIORIA, SEMPRE AGRACIADO PELO GRANDE WALTER , TENHO A DIZER QUE HÁ MUITO TEMPO NÃO LEIO UMA MATÉRIA TÃO PERFEITA, PRINCIPALMENTE QUANDO VC DIZ:
    “Um homem sorridente, alegre, sábio e divertido que nas suas conversas procurava sempre ver o lado bom da vida e quase sempre fazendo reverência e referência as mulheres , a Portela e ao Botafogo. Ao lado de Walter Alfaiate só restava rir e escutar. Levar na lembrança todas as vezes que o vimos dar canja nas rodas de samba, sempre mantendo o nível alto, sem perder o tom e fazendo a poeira subir. Escrevendo essas palavras e puxando os fatos na memória é impossível não lacrimejar os olhos e ficar impassível diante do arrepio da espinha.”

    ESTEJA EM PAZ MESTRE WALTER!!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s