Nobre defesa dos ídolos
maio, 2008 at 4:13 am 42 comentários

Por Thiago Dias
Uma olhada nas músicas do novo CD/DVD de Dudu Nobre (“Roda de samba ao vivo”) mostra que ele não é bobo na hora de escolher repertório: há faixas de bambas como Candeia, Martinho da Vila, Geraldo Babão, Almir Guineto, Beto Sem Braço, Casquinha, Noca da Portela, Xangô da Mangueira, Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho e Monsueto. Dudu é craque também na hora de defender seus ídolos.
Zeca, Almir, Martinho e Fundo de Quintal são as suas referências. “Quando comecei nessa parada, o que eu queria era ganhar o respeito deles. Hoje, posso dizer que meus ídolos são meus amigos”, diz, por telefone, ao SAMBA. Por isso, nem tente criticar alguns deles perto de Dudu.
O cantor não gostou de saber, por exemplo, que Cristina Buarque, em entrevista a Daniel Pereira no blog “Samba de Rede”, afirmou que “existe uma leva boa” de compositores, mas “não tem nenhum gênio”. Ela foi mais além: “Há quanto tempo não aparece gente expressiva? Pelo menos, desde a década de 1970, não apareceu ninguém”. Dudu sentiu-se atingido pela declaração da irmã de Chico: “Eu fico chateado… Como que falam que Zeca não é gênio? Já sentou com Almir, Zeca, Arlindo para compor? Eu já. E falo que todos eles são gênios. O que o Almir faz é impressionante”, defende.
A resposta não parou por aí. Com a língua afiada, o marido da Bombom foi mais longe nas críticas. “Vou ser até mais polêmico: ali na Lapa tem algumas pessoas que só sabem ficar olhando para a Lapa. E ficam dizendo: ‘Tem que cantar samba de 1930, 1940, é só isso que presta’. Graças a Deus tem um pessoal de lá com uma visão diferente, que canta 1930, 1940, mas faz o deles. É o pessoal que está crescendo, Casuarina, Teresa Cristina, Roberta Sá… Eles regravam, mas têm o costume de preservação e renovação. Quem tem cabeça minúscula, vai ficar na Lapa cantando para 40 pessoas para sempre”, ataca.
Por falar em regravações, Dudu também tem exagerado na dose nos últimos anos. Compositor de mão cheia e com música gravada por Zeca quando tinha apenas 21 anos (“Vou colocar seu nome na macumba”), como cantor acabou ficando famoso por faixas como “A grande família”, “Goiabada Cascão” e “No tempo de Don-Don”, além de um CD com alguns dos melhores sambas-enredo da história. “’Essas eu gravei a pedido da Globo. O Faustão me ligou cinco vezes, falando do CD dos sambas-enredo. Não posso dispensar”, diz.. Em seguida, faz questão de lembrar seu sucesso como compositor: “Nos últimos 14 anos, só não tive música em um disco do Zeca. Das últimas sete faixas de trabalho dele, três são minhas. Quem não gosta, tem que engolir”, completa.
Dud diz não ter medo de ficar marcado pelas regravações. Em breve, planeja lançar um CD de inéditas. Mas, como completa dez anos de carreira em 2009, sabe que poderá ter que fazer mais um trabalho de faixas já conhecidas. “Me cobram um disco de inéditas. Mas, às vezes, as pessoas não entendem. Se a gravadora me pede para fazer um disco ao vivo porque é mais fácil de vender, não posso virar as costas para ela. É a gravadora quem banca a gravação. Um disco custa R$ 200 mil. Eu não posso negar um pedido da gravadora. Eu faço o que me pedem, mas desde que seja o que eu gosto”, explica.
No “Roda de samba ao vivo”, Dudu traz as inéditas “Seu Gastão vai me bancar” (parceria com Zeca), “Que mundo é esse” e “Tinha cachaça no meio” (parcerias com Almir Guineto e Fred Camacho). “Sou um compositor novo, atuante. Mas, infelizmente, no samba que eu faço há poucos cantores para gravar. Tem o Zeca, o Arlindo, o Fundo de Quintal, a Beth Carvalho… Não é como pagode romântico, que uns 15 grupos gravam”, compara.
Entry filed under: Matérias. Tags: .
42 Comentários Add your own
Deixe uma resposta
Enviar trackback para este post | Subscribe to the comments via RSS Feed



1.
Luiz Aranha. | maio, 2008 às 12:42 pm
Respeitando a escola oriunda do cacique de ramos, mas concordo em parte com Cristina. Em parte porque Paulinho da viola está vivo, Paulo Cesar Pinheiro também, Serginho Merití é um jovem compositor de sambas maravilhosos, Elton, Wilson Moreira, Délcio, Dona Ivone. A turma do cacique é boa, surgiu em um momento importante trazendo novidades autorais (Almir, Aragão, e Zeca, Beto sem braço, Arlindo, Sombrinha,etc..), e instrumentais (banjo, repique de mão, tan tan), mas tem andado muito próximo dos pagodes comerciais. O ícone autoral atual desta turma é o Arlindo que, desde que desfez a parceria com o Sombrinha, perdeu muito em qualidade, e ganhou MUITA GRANA, fazendo sambas de gosto duvidoso, mas muito comercial. A turma do Cacique carece de uma volta as suas origens, de onde jamais deveriam ter saído.
2.
Hugo | maio, 2008 às 1:34 pm
Quer a resposta?
“Se a gravadora me pede para fazer um disco ao vivo porque é mais fácil de vender, não posso virar as costas para ela.”
E por aí vai…
3.
Hugo | maio, 2008 às 1:37 pm
Ou ainda:
“’Essas eu gravei a pedido da Globo. O Faustão me ligou cinco vezes, falando do CD dos sambas-enredo. Não posso dispensar”
E ainda vem falar em “cabeças minúsculas”?
4.
Ilco do Engenho da Rainha | maio, 2008 às 12:04 am
Dudu Nobre se trata de um dos MAIORES PAGODEIROS DA HISTORIA … em nada fica devendo a Gustavo Lins, Muleque travesso, Swing muleque, e essas tantas coisas que existem por ai …
DUDU NOBRE é SUPER PAGODEIRO .. nao tem o direito de tecer nenhum tipo de comentario sobre a Cristina, nosso maior foco de resistencia atualmente a toda essa bosta que existe por ai.
abs.
5.
Nonô do Jacarezinho | maio, 2008 às 12:47 am
O Dudu ainda usa fraldas, num ta com porra nenhuma.
Pagode safado, concordo com o Mestre Ilco, que o colocou ao lado de grandes bostas de nossa música.
Quem é ele para falar mal da Lapa? O cara toca em tudo que é lugar, está na mídia constantemente e ainda vem falar mal de quem não toca o que ele gosta?
Coisa de nenenzinho.
É até brincadeira comparar Dudu com Cristina Buarque, mas ´poderia dizer que é como comparar o Ibis Futebol Clube com a Seleção Brasileira de 1970, na verdade acho que estou sendo até bonzinho demais.
Muleque Dudu, vá estudar pra depois sair das fraldas e depois falar alguma coisa da maior sambista viva de nosso País.
6.
Walter Coringa | maio, 2008 às 1:16 am
Ao contrario de mim, que so escrevo o fino e bacana, esse muleque é um escroto em todos os sentidos … fica querendo pagar de sambista … SABE NADA !!!!!!!!
DUDU NOBRE é SUPER PAGODEIRO.
ME ENOJA , ME DA ASCO
7.
Evancoé | maio, 2008 às 1:37 am
Quando eu fiz minha tranferência pra Portela com o Jaiir, Dudu Nobre nem sonhava em nascer.
Infelizmente sua mãe cagou e ele surgiu no mundo.
8.
Bernardo Pinheiro Salles - RJ | maio, 2008 às 4:00 am
“Nos últimos 14 anos, só não tive música em um disco do Zeca. Das últimas sete faixas de trabalho dele, três são minhas. Quem não gosta, tem que engolir”
Graaaaaaaaaaaannnnnnnnde coisa. Nos últimos 14 anos, o “É o Than” gravou 5000 discos, vendeu um quadrilhão de cópias e isso quer dizer que a música é boa? Agora, ao nosso Dudu ZéGallo: Quem tem que engolir é a sra. sua esposa. Nós, não.
“Me cobram um disco de inéditas. Mas, às vezes, as pessoas não entendem. Se a gravadora me pede para fazer um disco ao vivo porque é mais fácil de vender, não posso virar as costas para ela. É a gravadora quem banca a gravação. Um disco custa R$ 200 mil. Eu não posso negar um pedido da gravadora. Eu faço o que me pedem, mas desde que seja o que eu gosto”
Interessante. O apelo dos fãns é sufocado pela intervenção de quem paga o salário. Até aí, nada demais. Em todas as camadas de trabalho é assim. O BURRO fala e o burrinhos obedecem. Legal o respeito que o sr. Dudu tem para com seus admiradores… em 2057 ele grava um disquinho pra ralé… se a gravadora deixar, claro.
Disco de 200 mil??? Caraca, isso compra uma viela inteira de sobrados na favela onde eu moro. Eu acho que tem como fazer mais barato… quem duvida?
Ah, e vale ressaltar que o sr. Dudu faz aquilo que pedem pra ele desde que ele goste. Então, gente, POVO, por favor, parem de exigir que ele grave um disco com músicas próprias, ELE NÃO GOSTA.
“Sou um compositor novo, atuante. Mas, infelizmente, no samba que eu faço alto há poucos cantores para gravar. Tem o Zeca, o Arlindo, o Fundo de Quintal, a Beth Carvalho… Não é como pagode romântico, que uns 15 grupos gravam”
Samba alto???? Como assim??? Alto, de barulho???? Alto de qualidade? Alto de partido-alto?Alto? Alto??? Alto….
Dudu sentiu-se atingido – palavra usada pelo editor da matéria – pelas declarações de Cristina Buarque, que afirmou não haverem mais gênios na música brasileira. Isso não ficou claro. Sentiu-se atacado porque não foi citado como gênio? Porque a Cristina não citou seus professores? E complementa dizendo que Zeca, Almir e Arlindo são gênios. E diz porque já sentou com eles pra compor. Bem, a genialidade de alguém é medida a partir do momento em que a sua obra torna-se conhecida. Eu nunca sentei com o Aldir Blanc pra compor e o acho um gênio. Porque ouço o que ele faz. Assim como ouço o que o Arlindo faz e concordo em todos os aspectos com a Cristina. Agora, uma coisa é interessante… Dudu só tem gênios como parceiro. Ahhhhhhh muleeeeeeeeeke!
O que o Almir faz é impressionante. Eu também acho, Dudu. Concordamos nisso. IM-PRES-SIO-NAN-TE.
“Quem tem cabeça minúscula, vai ficar na Lapa cantando para 40 pessoas para sempre”
Aí eu discordo, Dudu. Quem faz isso, é porque faz o que gosta de verdade. E não aceitou, como vossa excelência, os desmandes de uma multi que sobe na sua bunda arrancando uns pedaços de couro misturado com dignidade. Cantar para 40 pessoas – não sei se você quis diminuir um artista que canta para 40 pessoas. Acredite, eles existem… fora do seu mundo, claro – , não é demérito. Quarenta pessoas mudam o mundo. O Chê que o diga…
Mas se isso é tão insignificante, se o público é tão inferior ao padrão que você está acostumado, porque vocês se incomodam tanto com essa turma que prefere os sambas das décadas de 30 e 40, aos de vocês, pós-80? Porque??? Será que são mesmo as mesmas 40 pessoas de sempre? Olha, acho melhor você começar a prestar mais atenção. As coisas mudam… Quem sabe, não é?
Abçs!
9.
Rafael Fontes | maio, 2008 às 8:13 pm
“Bernardo” , onde eu assino meu camarada ????
abraços!
10.
Walter Rosa | maio, 2008 às 12:07 am
A verdade é que o Rapaz tá inseguro. Ele acha que não cantar uma música dele ou de um de seus “mestres” na Lapa ou em qualquer outro lugar que seja, é uma falta de respeito ou até mesmo preconceito. Não tocam em determinados( poucos) lugares músicas desses compositores, por PREFERIREM um outro tipo de música, completamente diferente do que Aragão e cia fazem.
O que ele tá fazendo é defender o lado dele($), ele quer que suas músicas sejam tocadas em todo lugar do RJ e em todas as rádios. Não pode haver em nenhum lugar alguém que não ache esses caras da G80 gênios…Todos tem que achar o Arlindão genial, Guineto, Sombrinha, Zeca etc GÊNIOS.
Isso me dá a certeza de que vc não conhece mesmo a obra dos verdadeiros gênios da Música Brasileira, os quais obviamente nenhum dos que vc citou estariam incruídos.
Quanto a cantar pra 40 pessoas…isso muda o que? Tem q cantar pra quantos? É cantando para muitos que se consegue o quê?
Haaaaaaa Entendi…cantando para um monte vc ganha mais $$, fica mais conhecido do povão…já entendi qual é a sua!!
11.
Walter Rosa | maio, 2008 às 12:29 am
Dudu: Grava essa aqui…CONFRATERNIZAÇÃO 4
Envio aqui musicalmente
Cartões de boas festas
A todos pagodeiros de ramos
Espero que estes os encontrem
Contentes e gozando saúde
E felizes em seus pagodes
Bira presidente do pandeirão de nylon
Prefere sempre estar perto dos banjos,
Ouvindo os pagodeiros cantando
Pericles se afasta do exaltasamba
Mas não vai embora
A saudade lhe devora
De Crigor, Vavá e Netinho
Com este último
Com quem conversei bastante
Sobre um assunto interessante
Do Barbeirinho do Jacarézinho
Aí ouço Cleber Augusto de tanto dizer
Que pagode bacana
Se andares no cacique te darei amor
Se saíres te darei só castigo
Beth Carvalho, nossa grande madrinha
Uma vez numa tendinha
Me chamou em particular
Dudu Nobre, por Deus quero compor
com você um Pagode
que fale sobre o amor
Arlindinho, viga-mestre do Cacique de Ramos
Lá do alto quando toca seu banjo
Aparece pra pagodear
És a luz da minha vida
Para ela o Cacique em peso abre a janela
Para ouvir Leci Brandão
Sereno, Ubirani, Marquinhos PQD
Jovelina, Marquinhos Satã, Luisinho SP
Aragão e Zeca Pagodim
PAGODE e gênios do Cacique
Isso é ruim vai por mim
WALTER ROSA
12.
Zózimo | janeiro, 2011 às 6:59 pm
que versão incrivel!
caguei de rir, quando eu me restabelecer vou ouvir Jair do Cavaquinho
13.
Silvinho do Pandeiro | maio, 2008 às 1:34 am
Eu escrevi, vc não leu Por quê?
Quem mandou você não aprender a ler…
14.
Aidno | maio, 2008 às 1:35 am
Acho q tão kerendo meter bronka tá ligado!
É noix!!
15.
Zinco, lá dos Filhos do Deserto | maio, 2008 às 1:54 am
Parabenizaran-te
Muitos ficaram aborrecidos, foi aquele baticum
Na casa da mãe do Dudu Nobre
Levaram um belo banjo original
Que foi tocado pelo Neoci
E armaram um pagode infernal
Garanto que não foram
Nenhum dos pagodeiros esquecidos
Convidas-te o velho Almir
E até a Jovelina não deixou de ir
Na residência do Paulinho da Aba
Para ti foi um dia feliz
Assim como foram felizes
o Franco e o Aragão
Marquinhos China e o Luverci
Enquanto possuirem nada na caixola
Vão compor pra a Alcione e pra Leci
Quem não conhece o talento de Ubirany
Com o repique de mão e o Bira Havaí
Que só fez disco bonito
Mantive um papo estranho com grande Dorina
Sobre um triste pagode na casa do gago
Sei lá, não sei…
Chegou a Beth dizendo: Gravei um lp que é só maravilha
Os autores são Guineto, Arlindindo e PQD
Mostrou-se muito empolgada
Com Quinteto lá de São Matheus
Que está fazendo tudo para acabar com o samba de meu Deus
Essa também é boa pra gravar.
16.
Ricardo | maio, 2008 às 2:19 am
Não entendo pq tanta falta de respeito. Cada um gosta do que quiser e acha gênio quem mais lhe aprouver.
O samba não precisa dessa bronca toda.
abç
17.
Ricardo | maio, 2008 às 2:39 am
E por respeito a Cristina (lenda viva do samba) e a todos os outros compositores e cantores citados, peço gentilmente aos moderadores, apaguem esses comentários ridículos.
O samba não precisa disso, isso só ajuda a alimentar coisas ruins.
Falar que este ou aquele faz música comercial, fazer uma crítica dentro do respeito, é válido. Só não pode virar circo.
18.
Amanda Correa | maio, 2008 às 2:42 am
Uma dica:
Porque o moderador não apaga essas ofensas desnecessárias?
Gente desrespeitando a mulher do Dudu Nobre sem motivo, a mãe, familiares. Pra quê isso?
Um debate saudável se faz assim?
Apaguem esse festival de agressões inúteis. Vamos falar de samba, gente.
19.
Cesar Corrêa | maio, 2008 às 3:05 am
Concordo com o que o Bernardo disse!
Nada a acrescentar!
20.
Hugo | maio, 2008 às 11:18 am
Concordo rapaziada.
Não vamos confundir debate de idéias com agressão e ignorância, isso desqualifica principalmente quem ataca.
21.
Artur de Bem | maio, 2008 às 1:05 am
Nada contra ele fazer o som dele, admirar os ídolos dele.
Nada contra ele se vender.
Mas não espalhe por aí dizendo que é sambista! Não é!
É músico!
22.
ROBERTO IIVAN | maio, 2008 às 1:38 am
DUDU TEM LÁ O SEU VALOR, MAS ELE E TODA SUA CARREIRA NÃO PASSAM DE MAIS UMA MERCADORIA DA INDÚSTRIA CULTURAL, ELE TEM TALENTO, MAS É COMO A GRANDE MAIORIA QUE ACHA QUE O VALOR PECUNIAR É MAIS IMPORTANTE QUE OS VALORES IDEOLÓGICOS, UM INDIVÍDUO SEM IDEOLOGIA NÃO É NADA, POIS “MORRE O HOMEM E FICA A FAMA”.
MEU CARO DUDU, ANTES TOCAR PRA QUARENTA OUVIDOS COM SENSO CRÍTICO E QUE SABEM POR QUE ESTÃO NA LAPA, SABEM DA REPRESENTATIVIDADE HISTÓRICA DAQUELE LUGAR, QUE NÃO ENXERGAM O SAMBA COMO ENTRETENIMENTO BARATO E OPORTUNIDADE DE ARRANJAR RELACIONAMENTO SEXUAL, DO QUE PRA MILHARES DE ALIENADOS, COMANDADOS, MERAS MARIONETES DE UM SISTEMA QUE OS DEVORA, AS MESMAS PESSOAS QUE LOTAM SEUS SHOWS, SÃO OS MESMOS QUE CONSOMEM COMO PASTEL O FUNK, O AXÉ…
LAMENTÁVEL DUDU, EXISTEM MUITOS ARTISTAS DE QUALIDADE, INCLUSIVE OS QUE VOCÊ DEFENDE A BANDEIRA, TAMBÉM PUDERA, ELES FORAM E SÃO SUA ESCOLA, MAS ATÉ AÍ CHAMÁ-LOS, COMPARÁ-LOS COM GRANDE BALUARTES DO NOSSO SAMBA, REPITO: LAMENTÁVEL, CRISTINA É MILITANTE DA CAUSA DO VERDADEIRO SAMBA, SABE O QUE É BOM, NÃO VIVE DE PASSADO, O PASSADO VIVE EM GENTE DE CORAGEM COMO ELA.
23.
ROBERTO IIVAN | maio, 2008 às 2:05 am
OUTRO COMENTÁRIO, PARA FINALIZAR. PENSO QUE A DEMOCRACIA DE “GOSTOS”, OU SEJA, ESSA HISTÓRIA QUE CADA TEM SEU GOSTO E DEVE SER RESPEITADO, EM MEU VER, COM TODO RESPEITO, É SIMPLISTA. É PERCEPTÍVEL PRA QUEM QUISER VER QUE ESTAMOS HOJE VIVENDO EM UMA “SOCIEDADE DO ESPETÁCULO”, VAZIA, SEM IDENTIDADE, ALTAMENTE MANIPULÁVEL. AS PESSOAS PREFEREM A CÓPIA AO ORIGINAL, A IMAGEM À COISA, A REPRESENTAÇÃO À REALIDADE, A VERDADE DEU LUGAR A ILUSÃO.
O QUE QUERO DIZER É QUE HÁ UMA DECADÊNCIA DO GOSTO, AS PESSOAS SÃO “CONDUZIDAS” A GOSTAREM DISSO OU DAQUILO, PERDEU-SE O SENSO CRÍTICO, ESSE FOI O RESULTADO DE UM LONGO E “EFICAZ” PROCESSO DE DESMEMORIZAÇÃO E EMBURRECIMENTO COLETIVO, POIS É SABIDO QUE UM POVO SEM IDENTIDADE É CAMPO FÉRTIL PARA QUALQUER DESMANDO DE POLIÍTICOS MAL INTENCIONADOS POR EXEMPLO.
A CULTURA POPULAR GENUÍNA, AQUELA TIDA COMO “ULTRAPASSADA” , “DEFASADA”, QUE A CRISTINA BUARQUE, ARTISTA DE BOM SENSO E CRITÉRIO MUSICAL IRRETOCÁVEIS, MAS QUESTIONADA AQUI NESSA SEÇÃO, FAZ, MILITA, ASSIM COMO TANTOS OUTROS NO RIO, E TAMBÉM EM SÃO PAULO, ONDE É MUITO FORTE E SÉRIO O MOVIMENTO DIGA-SE DE PASSAGEM, É QUE CONFERE IDENTIDADE E DÁ O POVO O QUE LHE É DE DIREITO, SAMBA, SAMBA DE VERDADE, SEM INTERFERÊNCIAS, DO POVO PARA O POVO.
24.
Eugenia Rodrigues | maio, 2008 às 7:34 pm
Oi pessoal do blog… Tô passando pra dizer q os jornais estão ótimos. Li e reli todos!
25.
Obina | maio, 2008 às 8:06 pm
Tirou onda Ivan!
26.
Chumbo | maio, 2008 às 9:20 pm
Esse babaca desse moderador desse blog de pilantra é um otário. Está divulgando essa entrevistazinha com o único intuíto de gerar polêmica.
“Dudu Nobre com língua afiada
O blog “O Samba é meu dom” entrevistou Dudu Nobre, ele não poupou a geração saudosista da Lapa e rebateu uma declaração recente de Cristina Buarque, em que ela diz que não tem ninguém genial no samba.
Passem lá.”
Isso é jornalismo? Aí, canalhice é mato. O mais engraçado é que só tô vendo um lado se pronunciar. Queria ver o outro lado dizer o que pensa dessa palhaçada toda aí.
Para o dono, criador, moderador desse espacinho:
Cria vergonha na cara, mermão. Seja sério, tenha respeito, tenha dignidade. Seja homem!
Fui
27.
ROBERTO IIVAN, 30 (SAMBISTA, MÚSICO E JORNALISTA) | maio, 2008 às 6:41 am
NÃO IA MAIS ME PRONUNCIAR, MAS APESAR DE NÃO CONCORDAR COM A OPIIÃO DE DUDU NOBRE SOBRE A IRMÃ DE CHICO, MUITO MENOS SOBRE A LAPA, DEVO ADMITIR QUE COMO FUTURO JORNALISTA QUE SEREI (ainda este ano..) VALE MAIS UM ADENDO DE MINHA PARTE.
A MATÉRIA EM QUESTÃO REALMENTE FERE ALGUMAS PREMISSAS BÁSICAS DO JORNALISMO COMO POR EXEMPLO OUVIR OS DOIS LADOS E PRINCIPALMENTE SOBRE O EXTREMO CUIDADO QUE SE DEVE TER NA HORA DE EDITAR A MATÉRIA, A IMPARCIALIDADE É BALELA, NINGUÉM É IMPARCIAL, MAS A LINHA ENTRE A IMPARCIALIDADE E O TENDENCIONISMO É MUITA TÊNUE, É MUITO PERIGOSO.
EM BOM PORTUGUÊS, A INTENÇÃO REALMENTE É GERAR POLÊMICA E CONSEQUENTEMENTE MAIS ACESSOS AO BLOG, PORÉM, ESSE ÍMPETO NÃO DESFAZ, APAGA OU DESCONSIDERA O FATO DE QUE O NOBRE DUDU TENHA PENSAMENTOS EQUÍVOCADOS A RESPEITO DA CONDUTA DO VERDADEIRO SAMBISTA.
É ÓTIMO PODER VIVER DE SAMBA, SEI PORQUE MILITO NA RESISTÊNCIA DA BANDEIRA DO VERDADEIRO SAMBA AQUI EM SÃO PAULO COM MEU GRUPO E GOSTARÍAMOS MUITO DE SOBREVIVER DO QUE AMAMOS, MAS O QUE ENCONTRAMOS NA TRISTE REALIDADE SÃO MUITAS BARREIRAS, TEMOS IDEOLOGIA, RESPEITO E COMPROMISSO COM OS BAMBAS DE FATO, ISSO INFELIZMENTE FECHA MUITAS PORTAS, MAS AS JANELAS QUE SE ABREM VALEM A PENA, NÃO FINANCEIRAMENTE É CLARO, TOCAR PRA QUEM QUER OUVIR E QUE SABE PORQUE ESTÁ OUVINDO GERALDO FILME, ADONIRAN, HENRICÃO, PAULO VANZOLINI, PAULISTINHA, EDUARDO GUDIN, CARTOLA, NOEL, NELSON CAVAQUINHO, ESSES SIM, GÊNIOS, IMORTAIS POR SUA OBRA RICA, POÉTICA, LÍRICA, TOCAR ISSO, NOS ENOBRECE A ALMA, NOS INSPIRA A COMPOR, SÓ NÃO APRENDE QUEM NÃO QUER, A ESCOLA ESTÁ AÍ.
É MUITO FÁCIL GANHAR DINHEIRO, BASTA DESCER O NÍVEL E EXECUTAR OS PAGODINHOS DE MERDA, BASTA SE VENDER, VENDER O SAMBA, SUBMETER-SE A UMA MUSIQUINHA POP-BREGA SEM CONTEÚDO ALGUM, E CHAMAR ISSO DE “PAGODE”, QUE POR SINAL, TEVE NA DÉCADA DE 1990 SEU AUGE AQUI EM SAMPA, UMA COMPLETA DEGRADAÇÃO DIGA-SE DE PASSAGEM, MAS QUE COMEÇOU NO FINAL DA DÉCADA DE 1970 AÍ PELAS BANDAS DE RAMOS NO RIO DE JANEIRO, COM OS CARAS TALENTOSOS DO FUNDO DE QUINTAL QUE O NOSSO AMIGO DUDU QUIS CHAMAR DE “GÊNIOS”. O FATO É QUE TEM QUE PISAR NO TERREIRO DE MANSINHO, NÃO SE PODE IGNORAR OU ATÉ MESMO PROSTITUIR A NOSSA CULTURA POPULAR BRASILEIRA MAIS GENUÍNA, O SAMBA, EM PROL DOS PRÓPRIOS INTERESSES. DUDU JÁ DEVERIA TER CONSCIÊNCIA QUE POSSUI GRANDE RESPONSABILIDADE COM O QUE PENSA E DIZ, ELE TEM ATENÇÃO DA MÍDIA E FORMA OPINIÕES, DEVERIA USAR ESSE GRANDE “PODER”, QUE É SER OUVIDO PARA SOMAR NESSA BRIGA POR ESPAÇO PARA QUEM MERECE DE FATO, NA LUTA PELA QUALIDADE, NA MILITÂNCIA DE TENTAR MELHORAR O “GOSTO” DESSA MASSA TÃO ALIENADA E PERDIDA, QUEM NÃO SABE DISTINGUIR BOM DE RUIM, OUVE, ACATA O QUE A MÍDIA TENDENCIOSA OS EMPURRA GOELA ABAIXO. TÁ AÍ, NÃO QUERO OFENDER NINGUÉM, O FATO É QUE ONDE POSSO, TENTO CONTRIBUIR COM ISSO, ESSA É MINHA LUTA.
28.
Ian Pessanha Ribeiro | maio, 2008 às 1:44 pm
Dudu nesses quase 10 anos de carreira ja escreveu seu nome no mundo do samba. È respeitado por aqueles que colocaram o samba no seu devido lugar.
Ofensas e enfrentamentos como foi colocada so acabam com a diplomacia que sempre reinou no meio do samba.
A Cristina colocou a sua opiniao e visao e o Dudu a dele. Acontece que houve um momento que o samba precisava de um resgate a essencia e foi o que a galera da Lapa fez.
O que o Dudu colocou é que eles se mantem nesse mundo, a renovação é preciso e com a qualidade que o Dudu tem.
Salve Quinteto em Branco e Preto, poderiam ate fazer uma entrevista com elesm, dao banho em muitos grupos do Rio.
29.
Jonathan | maio, 2008 às 12:35 am
Comentários desnecessários é pouco. Não posso concordar nem discordar da postura do Dudu em relação à indústria cultural, até porque foi fazendo o que a indústria quer que ele ficou rico, enquanto muita gente que o critica até gostaria de ter a vida que ele tem.
Acho ele ótimo compositor, ótimo instrumentista e tem sambas muito bons. Alguns nem tanto, mas ele tem muito mérito na minha opinião, além do respeito desses que a Cristina não considera gênios.
Cristina é uma grande dama do samba, poderosa na luta pela sua preservação. Mas eu discordo dela. Acho o Zeca genial, acho o Arlindo genial, acho o Almir genial, acho o Sombrinha genial.
Mesmo tendo como ídolo maior Nelson Cavaquinho, seguido por Cartola, Candeia, Guilherme de Brito e Paulinho da Viola, não vejo porque não ser fã da galera pós 80.
Radicalismo não contribui com as discussões acerca do samba. A Cristina deu uma opinião, o Dudu retrucou, eu concordo com o Dudu, e há quem concorde com a Cristina. Mas o mais importante que não haja radicalismo nem ofensas desnecessárias, porque isso separa sambistas, quando as discussões deveria unir.
30.
Rafael | maio, 2008 às 5:58 pm
“Dudu nesses quase 10 anos de carreira ja escreveu seu nome no mundo do samba. È respeitado por aqueles que colocaram o samba no seu devido lugar”
Que cana foi essa que tu bebeste fio ??? dá um golinho pro papai dá …
31.
ROBERTO IIVAN, 30 (SAMBISTA, MÚSICO E JORNALISTA) | maio, 2008 às 7:26 pm
É FODA…
É POR CAUSA DESSES TIPOS DE PENSAMENTOS QUE A INDÚSTRIA CULTURAL OBTÉM SEU ÊXITO, LUCRA COM GENTE QUE TEM TALENTO MAS SE VENDE, SE FOSSE SÓ ISSO TUDO BEM, O FODA, POR ISSO A EXPRESSÃO, É QUE VAI POR ALGO ABAIXO TAMBÉM NÃO SÓ A IDEOLOGIA DE UM, A CULTURA POPULAR BRASILEIRA É QUEM É A MAIOR ATINGIDA NISSO TUDO.
ACREDITO QUE A CULTURA POPULAR DE UM POVO É QUEM SUSTENTA A IDENTIDADE DE UMA NAÇÃO, E UM POVO SEM IDENTIDADE ESTÁ SEM ALMA.
ESPERO QUE ESSE ESPAÇO DE DIFUSÃO NÃO SE TORNE INSTRUMENTO DE “RINHA DE EGOS”, MILITO EM FAVOR DO SAMBA, DO VERDADEIRO SAMBA, POR ISSO ACHEI PERTINENTE EXPOR MINHAS IDÉIAS, SAIBAM, PRA QUEM NÃO SABE, QUE É POSSÍVEL SIM TRABALHAR, SOBREVIVER DE SAMBA SEM VENDÊ-LO, SEM PROSTITUÍ-LO, SEM SE SUBMETER AOS INTERESSES DE NINGUÉM.
OS VERDADEIROS GÊNIOS, MORRERAM QUASE TODOS POBRES, QUASE SEM DINHEIRO PARA O ENTERRO, MAS SÃO ETERNOS, POIS CANTARAM, COMPUSERAM COM VERDADE, COM ALMA, COM LIRISMO, FORAM CRONISTAS DAS DIFICULDADES DO POVO, DA MASSA, A´[I ESTÁ A DIFERENÇA.
32.
Maurício Conceição | maio, 2008 às 1:34 am
“Não, não basta ter inspiração,
Não basta fazer uma linda canção
Pra cantar samba se precisa muito mais,
Samba é lamento, é sofrimento, é fuga dos meus ais”(Pintura sem arte, Candeia)
Ao que me parece, os saudosos leitores desse blog adoram exaltar as obras geniais dos grandes compositores sem atentar a o que eles escrevem. De que adianta, meus senhores, se sentar numa cadeira e passar horas compondo uma preciosidade da norma culta da língua se essa canção não tiver uma pincelada de vivacidade?
Lá no Cacique de Ramos o ato de compor sempre esteve ligado ao gozar da vida. E Dudu Nobre é genial sim, na vida e na música.
É uma pena também que a elite econômica(que se auto-denomina também de elite cultural) tente usurpar do povo sua maior obra: o samba. Agora só é samba o que os “grandes sábios” apreciam, o resto é pagode(que hoje é usado pelos leigos com o sentido pejorativo). ABAIXO A ELITIZAÇÃO!!!
E digo aos saudosos sambistas que eles hoje se comportam de forma similar aos antecessores dos grandes gênios recebendo o novo samba – que também é SAMBA – com maus olhos. Isso tem nome: MEDO DO NOVO, DOS DESCONHECIDOS.
Saudosismo em excesso é doença!!!!
Peço ao THIAGO DIAS que publique um texto demonstrando a receptividade que os hoje considerados gênios do samba tiveram ao surgir com uma novidade.
33.
Ian Pessanha Ribeiro | maio, 2008 às 6:08 pm
respondendo ao Rafael:
comentario desnecessario!
34.
Maurício Conceição | maio, 2008 às 4:33 pm
“Até quem sabe a voz do dono
Gostava do dono da voz
Casal igual a nós, de entrega e de abandono
De guerra e paz, contras e prós
Fizeram bodas de acetato – de fato
Assim como os nossos avós
O dono prensa a voz, a voz resulta um prato
Que gira para todos nós
O dono andava com outras doses
A voz era de um dono só
Deus deu ao dono os dentes
Deus deu ao dono as nozes
Às vozes Deus só deu seu dó
Porém a voz ficou cansada após
Cem anos fazendo a santa
Sonhou se desatar de tantos nós
Nas cordas de outra garganta
A louca escorregava nos lençóis
Chegou a sonhar amantes
E, rouca, regalar os seus bemóis
Em troca de alguns brilhantes
Enfim a voz firmou contrato
E foi morar com novo algoz
Queria se prensar, queria ser um prato
Girar e se esquecer, veloz
Foi revelada na assembléia – atéia
Aquela situação atroz
A voz foi infiel, trocando de traquéia
E o dono foi perdendo a voz
E o dono foi perdendo a linha – que tinha
E foi perdendo a luz e além
E disse: minha voz, se vós não sereis minha
Vós não sereis de mais ninguém”(A Voz do Dono e o Dono da Voz, Chico Buarque);
“É só regar os lírios do gueto
Que o Beethoven negro vêm prá se mostrar
Mas o leite suado é tão ingrato
Que as gangues vão ganhando cada dia mais espaço [...]
A poesia não se perde ela apenas se converte
pelas mãos no tambor
Que desabafam histórias ritmadas como único
Socorro promissor”(Brixton, Bronx ou Baixada, O Rappa).
35.
Mangueirinha | maio, 2008 às 12:08 am
Isso só pode ser uma BRINCADEIRA!!!
Bernardo foi perfeito na sua colocação.
Quem é DUDU NOBRE????
36.
Juliano Quineper | julho, 2008 às 2:24 pm
Eu acho essas agressões e “guerra de egos” totalmente desnecessárias! Independente da forma o samba resisite, seja com o pagode meloso comercial ou com o partido-alto ou com a nostalgia do pessoal da lapa!! Todos ouvimos musica popular brasileira. O pessoal ao invés de se unir pra carregar a bandeira quer o estigma “estou carregando a bandeira da geração tal”, por favor … isso sim desnecessário! Já dizia um grande poeta: Definir é limitar …
37.
Ricardo Salmazo | julho, 2008 às 5:02 am
Não sou bom com palavras ou argumentos. O que posso dizer é que concordo em número, gênero e grau com Bernardo Pinheiro Salles e com o fã do Walter Rosa que postou a confraternização.
Sou Cristina Buarque Futebol Clube, a irmã do maior gênio da música brasileira e verdadeira madrinha do samba, posto esse, roubado por uma das únicas que consegue ter o mau gosto de gravar Dudu Nobre, falo daquela jovem senhora de cabelos vermelhos, que no começo da carreira gravava muita coisa boa, mas com o tempo foi caindo, caindo, caindo, caindo, caindo e caindo até chegar a gravar………. Dudu Nobre.
É isso.
Ressaltando novamente que faço minhas as palavras de Bernardo Pinheiro Salles e do fã do nosso querido Walter.
Abraços.
Ricardo Salmazo.
38.
NEGO CHANDI | julho, 2008 às 5:13 am
REALMENTE É ASSIM QUE O “PAGODEIRÍSMO”
IMPERA, POR PESSOAS QUE CHAMAM FALTA DE RESPEITO ,DE RENOVAÇAO.
E ACREDITO QUE TEREZA CRISTINA NAO POSSA SER COMPARADA AO PAGODEIRÍSMO DO SR. DUDU, POIS O TRABALHO DELA E´BEM DIFERENTE…
SEM O INTUITO DE “PEGAR GERAL”
39.
Leo Fé | julho, 2008 às 3:56 pm
Primeiro acho que Dudu tem que procurar saber melhor sobre a história de Cristina Buarque e sua importância em resgatar sambas belissimos verdadeiros e puros.
40.
Fernando | novembro, 2008 às 6:17 am
Respeito a opinião de todos, não gosto da música de Dudu Nobre, embora não veja diferença crítica entre o pagode e o samba, e sim entre a música boa e a ruim, não sou leigo em samba, acho maravilhoso o trabalho da Cristina Buarque, mas acho um tanto exagerado dizer que não há um gênio do samba desde 1970, ninguém é substituível, mas tem muita gente muito boa, pelas esquinas da vida, que podem não estar na mídia, mas como muitos aqui disseram a mídia só mostra o que é comercial, e hoje música boa não é.
41.
Fábinho | maio, 2009 às 1:25 am
Dudu Nobre, te respeito como pessoa, mas na moral…olha os trabalhos da Cristina Buarque, ela pode nao ter aparecido tanto quando você na midia, mas olha o time das cordas, olha o time dos couros…e a batucada( pesada).
Se olhar bem, falaram do Arlindo ele nao tem nada a ver com o tópico, mas fazer musica falando da grade televisiva da Rede Globo é demais, e olha que ele é seu parceiro…como você mesmo citou ele compôs com você.
Você precisa rever seus conceitos.
Abraços.
42.
maria das graças filha braz | maio, 2010 às 1:13 am
adoro vc dudú.bjs