Mangueirinha, com a benção da Marrom


Thales Ramos

Por Thales Ramos

Entre as muitas críticas feitas aos desfiles das escolas de samba, uma das mais comuns refere-se ao andamento da bateria. Quem já ouviu gravações antigas, sabe que o ritmo hoje é demasiadamente acelerado e as baterias pouco diferem uma das outras.

Com o inchaço do número de componentes, se tornou difícil identificar as diferenças entre as escolas. A história muda apenas quando se trata da Mangueira, única que tem só surdo primeira.

Com 41 anos de escola, Mangueirinha acompanhou as diversas mudanças das baterias. Ele não desfila mais por conta de um glaucoma, mas não deixa de empunhar sua cuíca nas reuniões de sábado da Velha Guarda de Bateria da Mangueira.

Também chefe dos gandulas no Maracanã, ele diz que se impõe com a garotada: “Tô sempre falando com eles, ‘atividade, atividade’”, diz ele.

Manguerinha tem vários bordões, que ele mesmo cria, geralmente com alguma saudação à escola: “Primeiramente boa-tarde verde e rosa, meu nome é Mangueirinha da Mangueira e chego sempre de repente.”

Outra paixão da vida de Mangueirinha é a cantora Alcione. “Ela me chama de seu Mangueirinha. Todo show sou seu convidado especial”, diz ele. A admiração é tamanha que ele compôs uma canção em homenageam a Alcione, que deverá gravar uma música sua em parceria com Dido da Mangueira e Élcio do Pagode.

Mangueirinha é daquelas pessoas que não passam batidas. Tem papo para toda hora e para todo mundo. Não é à-toa que ele mora no coração da Marrom.

Homenagem à Alcione
(Manguerinha)

Alcione
Sambista verdadeira
Quando ela entra no show
Só toca samba de primeira

Ela veio lá do Maranhão
Foi lá na Mangueira
Onde plantou seu coração
Sangue forte, pulso firme
Madeira de lei do Maranhão

Não gosta de brincadeira
Nem tampouco confusão
Esquenta a cabeça dela
O bicho pega de montão
Não é bom, não é bom
Ela mora no meu coração

10 Respostas para “Mangueirinha, com a benção da Marrom

  1. Gratíssima surpresa me deparar com uma das maiores figuras da história da Estação Primeira (que por si só, é um berço de estrelas) e por que não do samba! Impossível não conhecer ou mesmo não ter ouvido falar do Mangueirinha, mesmo que você frequente a escola (e o Maracanã), ou não! São muitas as minhas histórias com o Mangueirinha (conheço-o há 22 anos, acrescento, minha IDADE), e são muitas também as histórias de todos, afinal quem não tem uma história pra contar sobre ele? Sempre irradiando alegria e cantando suas muitas composições, já foi membro de muita roda de samba respeitada. Obrigada por inscrevê-lo aqui! Reitera quem já inscrito está. Abraços!

  2. Parabéns pela homenagem a essa figura muito especial que é o Mangueirinha, trabalhei muitos anos com ele no Maracanã, conheço há mais de vinte anos e hoje se tornou um grande amigo meu e da minha família, pois não sai de minha casa. Sempre chega, canta, samba e alegra a casa com esse carisma. Beijos Manga!

  3. MANGUEIRNHA É TRADIÇÃO. ADORO QUANDO VIAJAMOS JUNTOS NO MESMO TREM, PENHA CIRCULAR – CENTRAL DO BRASIL. ELE NÃO DEIXA NINGUÉM TRISTE. SEU BORDÃO QUE MAIS GOSTAMOS É : “SOU FILHO DO SERENO E NETO DA MADRUGADA”. BEIJOS, MANGUEIRNHA.

  4. MANGUEIRNHA É TRADIÇÃO. ADORO QUANDO VIAJAMOS JUNTOS NO MESMO TREM, PENHA CIRCULAR – CENTRAL DO BRASIL. ELE NÃO DEIXA NINGUÉM TRISTE. SEU BORDÃO QUE MAIS GOSTAMOS É : “SOU FILHO DO SERENO E NETO DA MADRUGADA”. BEIJOS, MANGUEIRNHA. COM CARINHO, SUAS FÃS CARMEN E JUSSARA.

  5. MANGUEIRNHA É TRADIÇÃO. ADORO QUANDO VIAJAMOS JUNTOS NO MESMO TREM, PENHA CIRCULAR – CENTRAL DO BRASIL. ELE NÃO DEIXA NINGUÉM TRISTE. SEU BORDÃO QUE MAIS GOSTAMOS É : “SOU FILHO DO SERENO E NETO DA MADRUGADA”. BEIJOS, MANGUEIRNHA.

  6. FALAR DE MANGUEIRINHA NÃO É FACIL, POIS SÃO TANTOS ELOGIOS, QUE SE TEM QUE DIRIGIR A ELE POR SER MERECEDOR, QUE FICA A PREOCUPAÇÃO DE ESQUECER ALGUNS.
    O UNICO HOMEM QUE MEU MARIDO GYGIO MOCIDADE PERMITE QUE ME DIGA EU TE AMO E ME ABRACE, É A MANGUEIRINHA DA MANGUEIRA E A RECIPROCA É VERDADEIRA.
    GRAÇAS A DEUS FUI PRESENTIADA COM UMA COMPOSIÇÃO
    “FAMILIA MANGUEIRENSE” DE AUTORIA DIDO DA MANGUEIRA E MEU QUERIDO MANGUERINHA PARA COMPOREM NUMA FAIXA DO MEU CD. NÃO PODERIA SER DIFERENTE POR SER MANGUEIRA E POR TE CANTADO MUITOS ANOS NA FEIJOADA DA MANGUEIRA, SAUDADE DA MINHA COMUNIDADE VERDE ROSA. TENHO CERTEZA QUE UM DIA VOLTAREI A CANTAR NA MINHA ESCOLA QUERIDA ESTAÇÃO PRIMEIRA DE MANGUEIRA.
    ” PARABÉNS FAMILIA MANGUERENSE POR TER ESSE MITO VIVO MANGUEIRINHA DA MANGUEIRA, GRANDE REPRESENTANTE DA VELHA GUARDA DA BATERIA DA MANGUEIRA “. INCONFUNDIVEL COM SEU FIEL ESTILO VERDE ROSA NAS ROUPAS QUE VESTE NAS FRASES QUE USA E NO SEU CHEIRO`PERFUMADO QUE FICA EM NOSSAS ROUPAS .
    “ ESSE É O NOSSO MAGUEIRINHA DA MANGUEIRA”.
    BJS E MUITO SAÚDE DA CANTORA

    MARGARETE MENDES A NEGONA DO AXÉ
    18/07/2012

  7. Estou com saudades de tu Mangueirinha. Nossa viagem nos trem da Central não são a mesma coisa com você, cade as notícias do samba?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s